Sexo na adolescencia como fazer



O que um adolescente precisa saber sobre sexo


Transformações da Mente e do Corpo
A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos.
A fase onde há modificações no corpo chama-se de Puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pelos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis e dos seios, entre outros.
Mas nem sempre esta fase vem acompanhada das transformações emocionais e sociais que são o marco da adolescência. Dependendo da cultura de cada povo, a adolescência pode chegar mais tarde, independente da criança estar já bem desenvolvida fisicamente. É o caso dos países ocidentais, como os Estados Unidos e a Inglaterra ou França. O processo de educação continuada e a grande soma de informações, por exemplo, acabam por retardar a necessidade, por parte dos jovens, da busca de uma vida separada de seus pais. Muitos ainda moram com a família depois dos 20 anos. Já em sociedades mais simples, como em algumas regiões do Brasil, da África ou da Ásia, a necessidade de força braçal, desde muito cedo, antecipa a entrada da criança na adolescência e nas responsabilidades que lhe são devidas.
O Adolescente e a sua Sexualidade
A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente. Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as garotas ao sexo com eles. Em nosso meio, há uma tendência do jovem em experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relação sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente é "ficar".
A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual, que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva, de acordo com a educação e tradição da família. Inicialmente, os jovens buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo. Só depois procuram o envolvimento afetivo complementar passando a conviver não apenas em bandos, mas também aos pares.
A masturbação faz parte da vida das pessoas desde a infância e, na adolescência, se intensifica com a redescoberta de sensações, tanto individualmente quanto em dupla ou em grupo.
Os jovens podem apresentar algum tipo de atividade homossexual nessa fase, como exposição dos genitais, masturbação recíproca e comparação dos seios e dos genitais em grupo (comparação do tamanho do pênis, por exemplo), atividades estas consideradas absolutamente normais. A fortificação dessas condutas, com o abuso sexual por parte de um adulto de mesmo sexo ou com alta ansiedade perante o sexo oposto, pode desenvolver uma orientação homossexual definitiva nos jovens.
Em tempos da super informação, com a internet, a globalização, a pouca censura nos meios de comunicação de massa, há um apelo sexual freqüente e precoce, expondo os jovens a situações ainda não bem compreendidas por eles. Os adolescentes falam como adultos, querem se portar como tal e ter os privilégios da maturidade. No entanto, falta-lhes a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual. A gravidez de risco na adolescência, infelizmente, é um dos resultados desastrosos desta situação atual. A pouca informação qualificada e o precário respeito dos adultos perante as necessidades dos jovens são os verdadeiros responsáveis pelo falso e ilusório desenvolvimento do adolescente de hoje.

O que são preliminares?
São carícias que excitam o casal e aumentam a vontade de fazer sexo, como beijo na boca, beijo pelo corpo, sexo oral, masturbação mútua. Em geral, elas funcionam como um esquenta para a penetração. É durante as preliminares que você sente a cumplicidade, conhece melhor o seu corpo e percebe se quer mesmo avançar nesse processo, como e quanto.
A medida que vocês forem ficando mais íntimos, vão ganhando confiança para seguir em frente. Por isso, não vale a pena ter pressa. Aproveite cada etapa do namoro para se sentir mais segura.

O que é sexo oral?
É sexo que se faz com a boca. Isso mesmo. Meninas usam a boca para estimular o pênis e dar prazer aos meninos. E meninos usam a boca para estimular a região vaginal e dar prazer às meninas.
Falando assim, parece bizarro e nojento. Mas a prática do sexo oral é bem comum em uma transa. Para algumas meninas, ele é uma preliminar, que serve para esquentar os ânimos de casais que ainda não transam com penetração. Outras consideram sexo oral um lance tão íntimo que só topam fazer depois que já transam com o cara há algum tempo.
Independentemente de como você enxerga a situação, há alguns pontos que não se discute:
1. É sexo. O próprio nome já diz: SEXO oral. Os especialistas acreditam que muitos adolescentes não consideram essa prática como sexo por não haver risco de gravidez. Mas, pense bem, como se chama uma relação entre duas pessoas sem roupa com trocas de carícias íntimas que gera um intenso prazer? Sexo.
2. Exige proteção. Quase todas as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) podem ser disseminadas no contato boca-genital. Portanto, o ideal é que se use camisinha também durante o sexo oral.
3. Tem que ter vontade. Não interessa o que a sua amiga acha, o que você leu na revista, o que o menino quer. Você só deve fazer ou deixar que ela faça se você estiver com vontade. Senão, não tem negócio.
O ideal é não ficar encanada com como fazer e deixar o seu instinto agir. Na hora, se os dois quiserem, você vai saber o que fazer.

Como colocar a camisinha?
Primeira coisa importante de saber: a camisinha só pode ser colocada quando o pênis estiver ereto. Segunda coisa: coloque a camisinha antes de qualquer tentativa de penetração – ela é a garantia de que nenhum espermatozoide vai escapar para dentro do seu corpo. Aí é só seguir os passos abaixo:
1. Abra a embalagem. Não use os dentes, para não correr o risco de furar a camisinha.
2. Segure na pontinha da camisinha e desenrole o preservativo até a base do pênis.
3. Retire a camisinha assim que o menino ejacular, ainda com o pênis ereto (ou haverá a chance de o esperma vazar).
4. Após retirar a camisinha, dê um nó para fechar a abertura do preservativo. Então ela pode ir para o lixo.
Na hora, pode parecer difícil, mas tudo é questão de prática. O que não pode é desistir de usar – isso nunca.

Usa duas camisinhas é mais seguro?
Não! Pode até parecer lógico que duas camisinhas ofereçam proteção em dobro, mas o que acontece é bem o contrário disso. Dois preservativos colocados ao mesmo tempo aumentam o atrito do látex e, com isso, as chances de a camisinha estourar ou rasgar é maior.
Nesse caso, vale mais a qualidade do que a quantidade. Ou seja, o fundamental é colocar o preservativo do jeito certo. Isso já garante que o método seja super eficiente não só na prevenção da gravidez, mas também contra doenças sexualmente transmissíveis.

O que é orgasmo?
Na wikipedia, orgasmo está descrito como a “conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual”. Tá, mas e aí?
Imagine uma sensação muito grande de prazer, que vem acompanhada de aumento dos batimentos cardíacos, contração dos músculos, arrepio pelo corpo, frio na barriga. Uma sensação bem gostosa, que atinge um ápice e, depois, se transforma em um relaxamento total do corpo e uma sensação de total satisfação.
Mas essa descrição é super genérica. Você pode sentir tudo isso de uma vez, sentir só algumas dessas coisas ou um monte de outras diferentes. A duração também varia: às vezes é loooongo. Outras vezes chega e vai embora rapidinho e algumas vezes pode se ter mais uma vez seguida de forma quase simultânea já que nessa idade a tensão sexual esta a flor da pele.
E mais: o orgasmo pode vir antes ou durante a transa. Também dá pra chegar lá só com preliminares ou mesmo durante a masturbação. 

Espero que tenham gostado:
Por: Mauirício Cardoso




Postagem Anterior Próxima Postagem