O sêmen é um marcador biológico da saúde do homem –quando o fluido tem alterações, a indicação é sempre procurar um médico. Alvo de curiosidade –por parte dos próprios homens e mulheres–, é cercado por algumas “lendas”.
A seguir, Universa desvenda as principais com ajuda dos urologistas Ricardo De La Roca, do Hospital São Luiz Jabaquara, em São Paulo, e Jorge Hallak, especializado em fertilidade masculina.
1 - É alergia quando a vagina arde depois da ejaculação?
Embora essa alergia exista, é muito rara, dizem os especialistas. É mais provável que o incômodo tenha a ver com alguma baixa na saúde feminina. Os especialistas explicam que mesmo o sêmen com infecção não causa ardor na vagina, porque o pH do esperma é levemente alcalino e não ácido. 2 - É normal ter mau cheiro? O cheiro do sêmen é característico, lembra água sanitária. Dependendo da dieta do homem, à base de muito alho ou corante, por exemplo, pode se alterar levemente. Porém, quando é muito diferente –parecido com peixe ou queijo–, o problema pode estar na pele da glande ou na vagina da parceira. É preciso procurar um méd.2 - É normal ter mau cheiro?
O cheiro do sêmen é característico, lembra água sanitária. Dependendo da dieta do homem, à base de muito alho ou corante, por exemplo, pode se alterar levemente. Porém, quando é muito diferente –parecido com peixe ou queijo–, o problema pode estar na pele da glande ou na vagina da parceira. É preciso procurar um médico. 3 - Pode ser amarelo? O sêmen saudável é branco perolado e com consistência viscosa. Se está amarelo, pode ser pus vindo de uma infecção –é preciso procurar um médico. Também é um alerta quando o fluido está com um tom de marrom, já que a causa pode ser um sangramento na próstata (90% do líquido ejaculado vem de lá). O sêmen muito líqui.4 - O que são as bolinhas gelatinosas, tipo sagu, que saem no sêmen?
São chamadas de corpúsculos de lecitina e estão relacionadas à coagulação do sêmen. Elas não indicam nenhuma doença ou anormalidade, é apenas a proteína compactada.